terça-feira, 3 de maio de 2011

A visita do Renildo

Mudar, trocar, e conhecer o novo. Coisas que quando jovem é assustador e desafiador. Receber outro educador pode ser difícil, percebi antes do encontro que os alguns jovens da manhã estavam receosos com a inversão.

Mais pelas músicas, que me remeteram ao meu passado particular, e os poemas, fizeram com que a barreira fosse fragilizada. Tendo na voz dos jovens o “quero de novo”, “aquela como é que é?”.

Vamos percebendo junto com os jovens que o desconhecido, pode ser muito bom.

Veio um desconhecido, com suas doces palavras e cantigas, algumas horas agrádaveis ficaram no tempo, e se foi levando o livro de poesias, mais deixando a melodia suave das palavras e deixou o desejo de ter outro encontro com o amigo visitante.

Ambientação

Alguns jovens chegaram atrasados no encontro, principalmente aqueles que tinham escolhido para a recepção. Fazendo com que se perdesse certo tempo nos primeiros minutos do encontro.

Posteriormente foi feito algumas ações propostas pelo Renildo e foi surpreendente ver a animação dos jovens diante das atividades propostas, com empolgação com as músicas e as poesias do nosso visitante.

Clareza da proposta

Os jovens estavam bastante envolvidos com as ações proposta. Alguns jovens que vinham menos ativos deram sua contribuição durante o encontro

Participação

Estavam presentes 28 jovens, bastante animados e curiosos sobre o nosso visitante,

Apropriação

Vários jovens já estavam propondo ações conceituadas em harmonia com as propostas do PJU e estruturadas como projetos como projeto.

Apresentação

O grupo estava com sintonia, com os conceitos do programa, isso comprova que as falas de toda equipe que do PJU tiveram contato ao longo das primeiras semanas do Programa estavam sendo escutadas e apropriadas pelos jovens, fazendo com que o encontro rendesse de maneira mais efetiva.

Intercâmbio profissional

Foi de grande valia a interação com outro educador, principalmente por conhecer o trabalho do outro, pois abre outros caminhos de trabalhos com os jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário