quinta-feira, 28 de abril de 2011

A VISITA DE VANDER



Vander esteve aqui no dia 12. Deu um show.
Conheço o Vander das formações dos educadores do PJU. Conheci enquanto pessoa, pensador até, em atividades entre os educadores, por vezes polêmicas - ali ninguém tá pra brincadeira, e as formações de cada um de nós são bem diversas, sem, contudo, comprometer a harmonia. Pensamos bem diferente: crenças, ritmos, arte, alimentação; temos pouco em comum, mesmo.
No dia 12, conheci o educador. E que trabalho excelente! Vander revelou-se carismático entre os jovens, contagiando a todos com uma energia positiva e irradiante. Sorridente por vezes e, quando necessário, sério, ele foi recebido pelos jovens - que trouxeram suas próprias dinâmicas e as aplicaram - e, em troca, aplicou a sua. Depois, conduziu a todos através do J e do U de forma consciente e imparcial. No final, estourou uma pipoca (ploc, ploc e lá vai ploc) e me colocou na brincadeira quase que à força.
Foi-se.
Para os jovens, ficou a impressão de um amigo a mais, um cara legal com uma visão esclarecida do que estamos fazendo aqui, neste programa. Para mim, em particular, ficou uma nova possibilidade de ação entre os jovens, que não é bem a minha, mas enriquece de alguma forma.
Parabéns, Vander. Volta e meia eles lembram ou perguntam de você, sabia?


AMBIENTAÇÃO
Os jovens do Ipedesh receberam o educador Vander com três dinâmicas. A Primeira, bola e nome, foi realizada para que ele tivesse contato com o nome dos jovens (pega-se a bola, fala o nome. Depois, fala o nome de alguém e joga a bola para a pessoa); Perguntas e respostas: escreve-se no papel uma pergunta e uma resposta. As perguntas estavam relacionadas com o programa. Depois, um lia a pergunta e o outro lia a resposta, criando coincidências nas respostas ou nonsenses, causando risos e reflexões; a terceira atividade: guardar a bexiga, que representava os sonhos. Depois, Vander passou uma atividade cantada e passou a próxima fase.
CLAREZA DA PROPOSTA
Os jovens demonstraram-se informados sobre a proposta e participaram ativamente, já integrados ao Educador Vander.
PARTICIPAÇÃO
27 estavam presentes e participaram ativamente com perguntas, respostas e reflexões sobre o tema tratado.
APROPRIAÇÃO
Apropriados da idéia do Programa, os jovens relataram suas perspectivas e objetivos.
APRESENTAÇÃO
O grupo recebeu as informações de maneira ciente, unindo as informações com as já apresentadas na trajetória Adesão e no encontro acontecido na UnicSul.
INTERCÂMBIO DE PROFISSIONAIS
Foi positiva. Ver o trabalho de outro educador gerou novas possibilidades de atuação com o grupo, sem afetar a personalidade do trabalho já realizado.

Um comentário:

  1. Olá galera, gostaria de agradecer as palavras do Claudemir e também das diferenças que temos, pois acredito que é exatamente isso que nos fortalece e nos faz crescer...
    Também morro de saudades da turma, inclusive uma galera bem bacana, agitada e cheia de vontade de descobrir, explorar o que nosso de "direito".
    Além de tudo isso faço aqui um convite pra vocês virem nos visitar qualquer dia e saber um pouco mais do nosso trampo aqui no Lajeado...
    Enquanto isso não acontece, deixo aqui outro convite que é o nosso blog:
    http://pjucccf.wordpress.com/
    pra que vocês possam nos visitar, assim que possível.
    Abracios, e estamos juntos.

    Vander.
    xXx

    ResponderExcluir