sábado, 22 de outubro de 2011

ASHOKA. UMA FORMAÇÃO CERTA EM UM MOMENTO ERRADO

data: 19/10/11
local: SEDE SEPAS (ENCONTRO COM A ASHOKA)
nº de jovens: 19

Se o registro aqui deve ser transparente, devo dizer que os jovens não gostaram da formação oferecida pela ASHOKA. Entendo-os bem. Se esta formação tivesse acontecido no final da  trajetória anterior ou no inicio desta, possivelmente seria mais bem acolhida por todos. Mas ela chegou tarde, após várias dinâmicas aplicadas e projetos escritos. Não fazia sentido. Os jovens urbanos estão escrevendo os projetos e colocando em prática pesquisa, mapeamento, cartografia, necessitando de tempo e espaço para formatar da melhor forma suas idéias e transcrevê-las em um projeto que enfrentará uma banca. Como achar coerência em dinâmicas de integração e exercícios de escrita que eles já estão cansados de fazer?
Debandaram. Em massa. E quem segura jovem urbano? Eu mesmo, não. Nem outros educadores. Aliás, só foi piscar e perceber que boa parte dos jovens de várias ongs que estavam ali não estavam mais. Ficaram alguns, é claro. Motivados por paqueras ocasionais, cansaço, repasto do lanche e, alguns, para terminar a atividade que haviam começado de alguma forma. Por sorte, houve respeito ao rapaz da Ashoka, que manteve a turma durante o primeiro momento. Após o lanche, com a turma significativamente menor, ele deu sequencia à sua programação aos que haviam ficados.
No dia seguinte, na ONG, as impressões não foram boas. Sugerimos que postassem em seus blogs. É importante expressar-se no mundo. Se não com sorrisos, que façam caretas.  

Um comentário:

  1. Legal Claudemir! Vamos aproveitar suas recomendações para a nossa avaliação no dia 0512. Por favor, não deixe de mandar essa e outras considerações para a Ana Luiza. Grande abraço!

    ResponderExcluir