quarta-feira, 6 de julho de 2011

VISITANDO A NECRÓPOLE

Cemitério da Consolação.
turma da tarde.
22 jovens
cultura - politica - história


Hoje - ontem - mergulhamos no cemitério da Consolação e, através dele, na literatura, nas artes visuais, na politica e na vida social da metrópole de forma bem diferente. Depois do primeiro impacto, a turma se empolgou e saiu caçando túmulos dos conhecidos - e dos desconhecidos. Deixei-os à vontade - se é que se pode ficar muito a vontade entre mortos, familiares com flores e coisas assim.
Monteiro Lobato estava à altura de seus olhos, mas Tarsila do Amaral, em sua simples sepultura, pareceu causar um certo descontentamento na turma.
"Só isto?"
Muitas obras de arte sim, em criptas e sarcófagos e mausoléus de familias abastadas que dominaram o primeiro cemitério da vila de São Paulo.
No fim da tarde, hora de ir embora. Uns ainda queriam ficar, andar mais por aí, encontrar todos os pontos que estão marcados no guia de visitação como se fosse uma verdadeira caça ao tesouro.
Divertido ver, principalmente as meninas (Elisangela,  Rayane, Jennifer e Mariana) que nos guiaram pelas quadras e ruas da necrópole atrás dos ilustres falecidos da história do nosso país.
Show de bola, meninas, parabéns!

ps:
Nem todos curtiram a exploração. O medo do local impediu um ou outro de aproveitar o que o local tem pra oferecer. Outros, preferiram admirar as artes e o espaço estético de filme europeu que o cemitério oferece. Deixei todos à vontade - afinal o que mais proporcionar quando estamos dentro de uma das necrópoles mais importantes da América Latina?



Nenhum comentário:

Postar um comentário